Com 15 casos suspeitos da Covid-19 em Campos, atritos entre médicos e governo

 

(Arte: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Sem nenhum caso confirmado oficialmente, já são 15 os suspeitos de infecção por Covid-19 em Campos. Todos, segundo o poder público municipal, submetidos a testes e esperando resultado. Cinco deles estão em estado grave, inclusive o mais recente: uma jovem de 19 anos que deu entrada ontem (21) na UPH de Ururaí e foi internada na UTI do Hospital Ferreira Machado (HFM). Lá já estava mais um paciente suspeito de infecção pelo novo coronavírus. Na rede particular, outros dois estão na UTI do Hospital da Unimed, incluindo uma criança, enquanto o quinto caso suspeito está na UTI do Hospital Dr. Beda.

 

Áudios com denúncias

Em uma série de áudios viralizados também na noite de ontem nas redes sociais, a médica dermatologista Ana Maria Pellegrini Nahn denunciou que a jovem internada na UTI do HFM seria um caso confirmado de Covid-19.  E que o poder público municipal não teria kits para fazer o exame. Chefe da Vigilância de Saúde, a médica epidemiologista Andreya Moreira reafirmou que todos os casos suspeitos foram testados e aguardam resultado. Inclusive a da jovem internada como 15º suspeita, embora o seu caso, segundo Andreya, indique uma pneumonia de origem bacteriana, não de coronavírus.

 

Kits de teste e hospitais de campanha

A chefe de Vigilância da Saúde também informou que o município ainda tem 20 dos 30 kits de teste enviados pelo Governo do Estado. Em seus áudios no WhatsApp, a médica Ana Maria Pellegrini sugeriu ainda que fossem montados dois hospitais de campanha para atender aos casos suspeitos e confirmados da Covid-19. Na verdade, a ideia é do presidente do Sindicato dos Médicos de Campos (Simec), José Roberto Crespo, divulgada pelo blog (confira aqui) desde quinta (19).

 

Reunião com MP

Segundo Andreya, a ideia dos hospitais de campanha não pode ir à frente, nem teria acolhida do ministério da Saúde, enquanto Campos não tiver nenhum caso confirmado de coronavírus. Profissionais de saúde alegam, no entanto, que os pacientes com suspeita da Covid-19 internados nos hospitais da rede pública e privada poderiam contaminar outros pacientes, internados por outras enfermidades. Ana Maria Pellegrini, com outros dois médicos, representando colegas da categoria reunidos em grupo de WhatsApp, se reuniram no início da madrugada de hoje com o promotor de Tutela Coletiva Marcelo Lessa. Procurado, o membro do Ministério Público confirmou, nem negou o encontro.

 

Proteção aos profissionais

Outro ponto bastante questionado é o equipamento de proteção individual (EPI) aos profissionais da Saúde Pública de Campos. Tanto Andreya, quanto o secretário municipal de Saúde, Abdu Neme, garantem que há máscaras e luvas disponíveis, assim como óculos e máscaras de proteção. E que o restante destes itens, assim como os aventais impermeáveis, já teriam sido adquiridos e devem chegar na próxima semana. Vereador de oposição e egresso de uma família de médicos, Álvaro Oliveira (SD) tem feito cobranças neste sentido ao governo Rafael Diniz (Cidadania).

 

Temor de infecção

Na sexta (20), o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) publicou uma resolução que determina que médicos não atendam pacientes suspeitos de coronavírus, se não tiverem seus EPI à disposição. Estudos da pandemia da Covid-19 na China e na Itália indicam que a infecção dos médicos e enfermeiros que lidam com pacientes da Covid-19 pode chegar a até 40%. Embora ninguém admita publicamente, isso vem gerando temor na categoria. Que, em Campos, trava desde o ano passado uma queda de braço com o governo municipal.

 

TJ determinou volta ao trabalho

Antes da ameaça do coronavírus, os médicos da Saúde Pública de Campos alegaram descumprimento do acordo que acabou com a greve da categoria (relembre aqui) em agosto do ano passado, para retomar a paralisação em 18 de fevereiro deste ano, na semana do carnaval. E só voltaram ao trabalho (aqui) em assembleia na última segunda (16), por conta da pandemia da Covid-19,  véspera do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Cláudio de Mello Tavares, determinar que o fizessem, pelo mesmo motivo.

 

“Muita gente vai morrer”

Em um dos seus áudios viralizados ontem no WhatsApp, a médica Ana Maria Pellegrini, que não é servidora municipal, afirmou:

— É muito tarde já, essas medidas tinham que ser tomadas muito antes. Mas o prefeito não se sensibilizou. E fica aí o recado a vocês, para na próxima eleição vocês pensarem bem em quem vocês vão aí estar dando apoio. E valorizem os médicos porque a gente vai estar conseguindo diminuir aí o número de mortos. Mas muita gente vai morrer. Os hospitais particulares vão ter falta de leito também. Eles não vão conseguir atender nem a demanda deles.

Ouça o aúdio da médica:

 

 

 

“Muito áudio irresponsável”

No final da noite de ontem, o prefeito Rafael Diniz gravou e veiculou nas redes sociais um vídeo, no qual acusou “muita fake news acontecendo, muito áudio irresponsável”:

 

 

 

Oposição cobra Abdu Neme e Fred Machado

Hoje de manhã, o vereador de oposição Álvaro Oliveira gravou e veiculou um vídeo nas redes sociais sobre o caso. Nele, cobrou uma posição pública do secretário de Saúde de Campos, Abdu Neme, e do presidente da Câmara Municipal, vereador Fred Machado (Cidadania), a quem solicitou a manutenção virtual dos trabalhos do Legislativo, fechado aqui na sexta (20). Assista abaixo:

 

 

0

Covid-19 — Proibido funcionamento de templos religiosos em Campos, SF, SJB e SFI

 

 

A 2ª Promotoria de Tutela Coletiva do Ministério Público da comarca, por meio do promotor estadual Marcelo Lessa Bastos, recomendou na noite de hoje (21) que seja proibido o funcionamento de “igrejas, templos, capelas, terreiros, e outras casas de culto, de qualquer credo religioso”.  A medida visa conter a aglomeração de pessoas que impulsiona a expansão da Covid-19 na região, e vale para Campos, São Fidélis, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. Os quatro municípios já contabilizam 28 casos suspeitos da doença, número que se expandirá em escala geométrica sem o isolamento da população em suas casas.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, líderes religiosos nacionais como o pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus, e o autointitulado bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, demonstraram não ter compromisso com a sociedade. Recentemente, os dois insistiram em manter seus cultos e a vida dos seus fiéis em risco, para continuar a arrecadar seus dízimos. Mais responsável, desde ontem (20) o bispo diocesano Dom Roberto Ferrería Paz suspendeu por conta própria (confira aqui) a realização das missas católicas em Campos.

Diante do descaso com a vida humana de determinadas autoridades religiosas, prevalecem as instituições do poder laico. “No caso de descumprimento (…) exercendo seu poder de  polícia, inclusive, se necessário, determinando a interdição do local, com a cassação de seu alvará de funcionamento, sem prejuízo da prisão em flagrante do responsável pelo culto ou aglomeração de fieis de qualquer natureza, em qualquer espaço, público ou privado, por crime contra a saúde pública, apresentando-o a autoridade policial e apreendendo os instrumentos sonoros porventura utilizados para a prática do culto ou evento religioso”, recomendou o promotor de Campos.

Confira abaixo a recomendação do Ministério Público, que usa o poder dos municípios como emissores dos alvarás de funcionamento dos templos religiosos. Para impor a Saúde Pública a quem nunca leu o Novo Testamento: “Recomendo, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e põem obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos ingênuos” (Carta de Paulo aos Romanos 16:17-18).

 

 

 

 

 

0

Campos já tem casos 14 suspeitos da Covid-19, quatro em estado grave

 

(Arte: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Sem nenhum caso ainda confirmado, Campos contabiliza agora 14 casos suspeitos da Covid-19. Ontem (20), eram 11 (aqui). Hoje (21), mais cedo subiram (aqui) para 13 suspeitos de contaminação pela pandemia do novo coronavírus. Um deles deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estadual de Guarus e outro, em hospital particular.

O caso mais recente também buscou atendimento na UPA de Guarus. Do total de 14 suspeitos, quatro tinham doenças pré-existentes e estão em estado grave, internados em UTIs. Um está na do Hospital Ferreira Machado, outro na do Hospital Dr. Beda e os outros dois, na do Hospital da Unimed. Entres estes, está uma crianca.

 

0

Extra compara Pedro Henrique a prefeito de Campos com Witzel a governador

 

Em entrevista à Folha da Manhã (confira aqui) no último domingo (15), o juiz aposentado Pedro Henrique Alves deixou claro estar pensando seriamente no convite, feito (aqui) no dia 9 pelo deputado estadual Rodrigo Bacellar (SD), para disputar a prefeito de Campos. Hoje (21), a jornalista Berenice Seara, do jornal carioca Extra, não só disse que ele aceitou o convite, como comparou o magistrado campista ao governador Wilson Wiztel (PSC), que era juiz federal antes de entrar e vencer na eleição majoritária estadual de 2018.

Ouvido hoje, Pedro Henrique garantiu que ainda não se definiu. Mas revelou estar recebendo muito apoio de seus conterrâneos para aceitar. No SD pelo qual se lançaria, sua decisão é esperada para a próxima semana. O blog recebeu a informação de que ele teria recebido hoje a ligação de Witzel, por conta das notas hoje de Berencie.  Informação que o juiz aposentado negou, embora admita já ter conversado com o ex-colega de magistratura, sobre a possibilidade da pré-candidatura a prefeito.

Se Pedro Henrique aceitar o convite e tiver o apoio de Witzel, a quem elogiou bastante em sua entrevista à Folha, isso enfraqueceria a pretensão empresário Marcelo Mérida, presidente municipal do PSC e pré-candidato pelo partido a prefeito de Campos. Assim como o deputado federal Wladimir Garotinho (PSD), que em 10 de fevereiro revelou (relembre aqui) ao programa Folha no Ar 1ª edição, da Folha FM 98,3, que contava com a apoio do PSC em sua pré-candidatura à Prefeitura.

 

0

Bolsonaro e a Covid-19: “Não será uma gripezinha que vai me derrubar, tá ok?”

 

Jair Bolsonaro hoje, ao ser questionado pela imprensa porque não mostra seu teste negativo para a Covid-19, que infectou 22 outras pessoas que viajaram com ele aos EUA: “Não será uma gripezinha que vai me derrubar, tá ok?”.

Veremos quantos a “gripezinha” vai matar no Brasil.

 

 

0

Solidariedade em tempos de Covid-19 encurta a distância para dias melhores

 

Em tempo de pandemia da Covid-19, solidariedade eleva a humanidade em elevador de prédio do Pq. Tamandaré

A pandemia da Covid-19 talvez seja o maior teste para a humanidade desde a II Guerra (1939/1945), quando as democracias liberais e o comunismo soviético se uniram para derrubar à bala a extrema-direita nazifascista. Tanto lá, quanto agora, exemplos de solidariedade serviram para preservar vidas. Dos judeus, ciganos, homossexuais, intelectuais e artistas perseguidos há 80 anos. Ou das pessoas idosas que hoje são alvo preferencial à letalidade do novo coronavírus.

Em grupo de WhatsApp de moradores de um condomínio vertical do Pq. Tamandaré, um morador postou a foto de cartaz colado no elevador do prédio da filha, que mora na Tijuca, na cidade do Rio. Nele, vários condôminos se disponibilizaram para fazer compras aos vizinhos idosos, grupo de maior risco de morte se infectados pela Covid-19. E o exemplo inspirou outro casal de Campos, que hoje fez o mesmo no elevador do seu edifício.

São as Alines, Rogérios, Danis, Wills, Sandras, Anas, Vinis, Lés, Thiagos e Pollyanas pelos quais caminha o melhor da humanidade. E encurtam a distância que nos separa de dias melhores.

 

Cartaz da solidariedade em prédio da Tijuca, que gerou solidariedade na planície goitacá

 

0

Campos fecha comércio a partir de 2ª e decreta estado de emergência na Saúde

 

 

O município de Campos vai decretar emergência na sua Saúde Pública e, a partir da próxima segunda (23), terá que fechar as portas de todo o comércio, à exceção de farmácias, supermercados, padarias, açougues, hortifrutis, quitandas, peixarias, postos de combustível e bancos. As portas dos demais estabelecimentos terão que ficar fechadas, no mínimo, até 5 de abril. O pico da doença em Campos é projetado para 20 de abril. Hoje, o ministro Luiz Henrique Mandetta admitiu que, no final do próximo mês, o sistema de saúde do Brasil entrará em colapso. A queda, segundo ele, só ocorrerá em setembro.

Dentro dessse contexto, a decisão do prefeito Rafael Diniz (Cidadania) foi tomada hoje (20). E é um passo mais radical no enfrentamento à pandemia da Covid-19, com objetivo de tentar achatar a curva de expansão da nova doença. Que teve quatro novos casos suspeitos em Campos nas últimas 24 horas: dos sete de ontem (relembre aqui) para os 11 de hoje (confira aqui), ainda que nenhum tenha sido ainda confirmado. Confira abaixo a publicação em Diário Oficial do decreto de emergência na Saúde Pública e de fechamento do comércio:

 

 

 

0

Sem nenhum caso confirmado, Campos tem 11 suspeitos da Covid-19

 

 

(Arte: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Sem nenhum caso confirmado, Campos tinha sete suspeitos da Covid-19 até ontem (19). Hoje são 10. Destes três novos suspeitos, um está internado no Hospital Ferreira Machado (HFM), um no Hospital  Dr. Beda e dois no hospital da Unimed. Um destes, é uma criança. Assim que forem divulgados mais detalhes sobre esses três novos suspeitos, serão atualizados aqui. Para conhecer toda a estrutura que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem no município para enfrentar a ameaça da pandemia do novo coronavírus, saiba tudo aqui.

 

0

Artistas da região levam música à população isolada em suas casas pela Covid-19

 

Com a apresentação do cantor e músico campista Leandro Tavares, começa às 20h de hoje o festival “Eu Fico em Casa”. De hoje até o dia 30, sempre a partir das 20h, 11 artistas do Norte e Noroeste Fluminense se exibirão ao vivo nas suas redes sociais.

— Neste momento tenso por conta do coronavírus, com as pessoas reclusas, a ideia é tentar relaxá-las, levando a elas arte e cultura pelas redes sociais. Quem está com saudade de música e do bar, mas não pode sair de casa, a música e o clima de bar serão levados até eles — explicou Leandro Tavares, artista de Campos.

Com o isolamento da população do Norte e Noroeste Fluminense em suas casas para tentar achatar a curva da Covid-19, não colapsar a rede de Saúde Pública, nem contar seus mortos aos milhares, como na China e na Itália, a música é sempre uma boa pedida. Quem quiser acompanhar a estreia do “Eu Fico em Casa”, às 20h de hoje, pode conferir aqui, no perfil do Facebook de Leandro. E dos demais 10 artistas da região que se exibirão nos dias seguintes.

Quem quiser conferir antes o trabalho do cantor e compositor de Campos, pode fazê-lo no vídeo abaixo, com sua versão de “Patience”, sucesso dos Guns n’ Roses, grupo de rock dos EUA, interpretada na praça São Salvador e no Boulevard Francisco de Paula Carneiro. E escutar com atenção os versos “All we need is just a little patience” (“Tudo que precisamos é apenas de um pouco de paciência”).

 

 

0

Sem fake news, 15 boas notícias para provar que você não está só contra a Covid-19

 

Última cena do filme “Além da Linha Vermelha” (1998), de Terrence Malick

 

 

Sem fake news, que tal boas notícias? Em meio ao pessimismo generalizado na Saúde Pública e na economia do mundo, por conta da pandemia da Covid-19, elas são sempre bem vindas.

Circula nas redes sociais uma reunião de 15 notícias positivas no combate ao coronavírus, todas checadas pelo blog. E revelam que você não está enfrentando isso tudo sozinho.

Até para refazer seu ânimo, confira abaixo, clicando em cada uma delas para conferir as fontes originais:

 

1 – A China fechou seu último hospital de coronavírus. Não há casos novos suficientes para apoiá-los.

2 – Médicos na Índia tiveram sucesso no tratamento de coronavírus. Combinação de medicamentos utilizados: Lopinavir, Retonovir, Oseltamivir juntamente com Clorfenamina. Eles vão sugerir o mesmo medicamento globalmente.

3 – Pesquisadores do Centro Médico Erasmus afirmam ter encontrado um anticorpo contra o coronavírus.

4 – Uma avó chinesa de 103 anos se recuperou totalmente do COVID-19 após ser tratada por 6 dias em Wuhan, China.

5 – A Apple reabre todas as 42 lojas da China.

6 – A Cleveland Clinic desenvolveu um teste COVID-19 que fornece resultados em horas, não em dias.

7 – Boas notícias da Coréia do Sul, onde o número de novos casos está diminuindo.

8 – A Itália é atingida com força, dizem os especialistas, apenas porque possui a população mais antiga da Europa.

9 – Cientistas em Israel provavelmente anunciarão o desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus.

10 – Três pacientes com coronavírus de Maryland totalmente recuperados e capazes de retornar à vida cotidiana.

11 – Uma rede de cientistas canadenses está fazendo um excelente progresso na pesquisa do Covid-19.

12 – Uma empresa de biotecnologia de San Diego está desenvolvendo uma vacina Covid-19 em colaboração com a Duke University e a National University of Singapore.

13 – O primeiro caso COVID-19 positivo de Tulsa County se recuperou. Esse indivíduo teve dois testes negativos, que é o indicador de recuperação.

14 – Todos os 7 pacientes que estavam sendo tratados no hospital Safdarjung em Nova Délhi se recuperaram.

15 – O plasma de pacientes recém-recuperados do Covid -19 pode tratar outros infectados pelo Covid-19.

 

Portanto, nem tudo são más notícias no mundo. E você não está sozinho nele.

 

0

Coronavírus — Câmara Municipal de Campos suspende atividades

 

 

 

ATO EXECUTIVO N.º 0008/2020

Dispõe sobre os procedimentos e regras para fins prevenção à infecção e propagação do COVID-19 no âmbito da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro.

CONSIDERANDO o surto mundial do COVID-19, vírus com alta taxa de transmissibilidade, com crescente confirmação de novos casos no Brasil, notadamente de notícias que dão conta de pacientes comprovadamente contaminados no Estado do Rio de Janeiro;

CONSIDERANDO às recomendações da Organização Mundial da Saúde – OMS e evidências científicas pertinentes à doença, bem como o elevado nível de alerta em saúde em que se encontra o Governo Federal Brasileiro;

CONSIDERANDO que a Lei Federal nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020, trata sobre necessidade de medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do denominado Corona vírus – COVID-19;

CONSIDERANDO as recomendações do Ministério da Saúde no sentido de prevenir a proliferação do denominado Corona vírus – COVID -19.

CONSIDERANDO às novas medidas adotadas no Decreto nº 46.979 de 19 de Março de 2020 pelo Estado do Rio de Janeiro.

A MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, no uso de suas atribuições legais,

RESOLVE:

Art. 1º Tendo em vista as novas medidas preventivas adotadas pela União e Estado do Rio de Janeiro para evitar a propagação da Pandemia do novo corona vírus – COVID-19, fica suspensa às sessões Plenárias e Reunião da Comissões Temáticas por prazo indeterminado.

Parágrafo único. Todos os prazos regimentais ficam suspensos.

Art. 2° Somente os setores essenciais da Câmara Municipal funcionarão, ficando os servidores do Poder Legislativo autorizados a realizar Home Office.

Art. 3º Fica Recomendada a suspensão dos atendimentos nos gabinetes dos Vereadores, contudo, estes poderão funcionar sob exclusiva responsabilidade dos respectivos Vereadores.

Art. 4º Recomenda-se que os setores administrativos de Licitação, Procuradoria, Gerência de Pessoas e Contabilidade, no que couber, funcione em regime de home office.

Art. 5° Os estagiários do Poder Legislativo Municipal estão dispensados de comparecimento na sede da Câmara Municipal até ulterior, sem que haja prejuízo da respectiva bolsa até ulterior deliberação da Mesa Diretora.

Art. 6° Os funcionários com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos ou portadores de alguma patologia de risco, estão dispensados de suas atividades até ulterior deliberação da Mesa Diretora.

Art. 7º Os casos omissos serão decididos pela Mesa Diretora, podendo vir a serem adotadas outras medidas administrativas necessárias.

Art. 8º As ações ou omissões que violem o disposto neste Ato sujeitam o autor a sanções penais, civis, éticas e administrativas.

Art. 9º As medidas previstas no presente Ato Executivo vigorarão até decisão da Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Art. 10 Este Ato entra em vigor na data de sua publicação.

Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes/RJ, 20 de março de 2020, 343º da Vila de São Salvador dos Campos, 185º da Cidade de Campos dos Goytacazes e 368º da criação da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes.

 

CARLOS FREDERICO MACHADO DOS SANTOS MARCELO BARBOSA COUTINHO
– Presidente – – 1º Vice-Presidente –

LUIZ ALBERTO OLIVEIRA DE MENEZES JOSÉ CARLOS GONÇALVES MONTEIRO
– 2º Vice-Presidente – – 1º Secretário –

IGOR GOMES DE AZEVEDO
– 2º Secretário –

 

0

Raio-X do coronavírus em Campos: 7 casos suspeitos e pico da doença em 20/04

 

(Arte: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Com sete casos suspeitos e nenhum confirmado, Campos deve conhecer seu pico da Covid-19 por volta do dia 20 de abril. Como referência, será duas semanas depois da cidade do Rio de Janeiro atingir o seu pico. Dos sete casos suspeitos na planície goitacá, cinco foram oficialmente notificados e já fizeram o teste: um veio da Itália, outro da Espanha, um de Portugal, um da Flórida (EUA) e um de São Paulo, onde teve contato com parente infectado. Mais dois serão notificados oficialmente nesta sexta (20): outro de São Paulo e uma senhora que foi internada hoje em UTI, único caso grave e ainda sem informações do local de possível contágio. As informações são do secretário de Saúde Abdu Neme e da chefe da Vigilância em Saúde, Andreya Moreira, ambos médicos.

A Saúde Pública de Campos possui 30 kits de teste PCR, liberados pelo Governo no Estado e considerados 100% eficientes no diagnóstico da nova doença. Hoje, um estudo da JP Morgan, banco de investimento dos EUA, projetou o pico da pandemia no Brasil para 14 de abril, estimando cerca de 20 mil casos de coronavírus. Destes, cerca de 80% terão quadro assintomático ou manifesto como gripe comum, bastando ficar isolados 14 dias em suas casas. Outros 15% precisarão de internação hospitalar. Entre 3% a 5% desenvolverão doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Estes precisarão de internação em UTI, com respirador mecânico.

Entre a rede própria e a contratualizada, a Saúde Pública de Campos conta com 123 leitos de UTI geral: 38 dos hospitais Ferreira Machado (HFM) e Geral de Guarus (HGG); mais 85 dos hospitais Santa Casa de Misericórdia de Campos (SCMC), Sociedade Beneficência Portuguesa de Campos (SPBC), Plantadores de Cana (HPC e Escola Álvaro Alvim (HEAA). Como a média de ocupação destes leitos de UTI é de 60% por conta de outras enfermidades, restariam em tese 50 leitos para os pacientes mais graves do coronavírus. A Prefeitura de Campos já abriu negociação com uma empresa privada que oferece leitos de UTI, da qual pretende contratar outros 20 em licitação de emergência. Mas, devido à demanda em todo o país, demorariam 30 dias para chegar ao município.

Além da vaga na UTI, cada paciente desta por coronavírus precisaria de um respirador mecânico. Mas nem a secretaria municipal de Saúde, nem o Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Estabelecimentos de Serviço de Saúde da Região Norte Fluminense (Sindhnorte), souberam precisar o número total desses aparelhos na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) em Campos. Nem todo paciente de UTI precisa de respirador mecânico. Mas os da Covid-19, sem ele, morrem.

Se a UTI será o último estágio dos pacientes mais graves do coronavírus, antes da recuperação ou da morte, a porta de entrada dos casos suspeitos foi determinada pela secretaria de Saúde de Campos: as unidades pré-hospitalares (UPHs) de Guarus, São José e de Travessão. Presidente do Sindicato dos Médicos de Campos (Simec), o médico José Roberto Crespo revelou a proposta da categoria ao poder público municipal: montar dois hospitais de campanha em tendas, nos arredores do HFM e do HGG, para fazer a triagem dos casos suspeitos da Covid-19.

Estudos com base na pandemia em outros países, revela que pode chegar a 40% a contaminação dos profissionais de saúde que atendem os pacientes do coronavírus. Embora ninguém assuma publicamente, isso tem gerado temor nos médicos e enfermeiros de Campos obrigados a lidar com a nova doença. Na Saúde Pública, Abdu Neme admitiu que faltam ao município equipamentos de proteção aos servidores, como óculos e aventais impermeáveis, que já teriam sido adquiridos e devem chegar na próxima segunda (23). Mas garantiu que não faltam luvas e máscaras nº 95. Estas, segundo o secretário, podem ser utilizadas por até 15 dias, prazo que estaria sendo abreviado inadvertidamente pelos profissionais da saúde.

A falta de álcool gel, como acontece com toda a população do mundo atingida pela pandemia, também pode se tornar um problema no sistema de Saúde Pública de Campos.

 

0