Infectologista alerta: janeiro será pior mês da Covid em Campos e no país

 

 

Médico infectologista Rodrigo Carneiro projetou “janeiro negro” da Covid em Campos, na região e no Brasil

“Todo dia, caem no Brasil quatro aviões cheios (de passageiros, com os mortos diários pela Covid-19 no país). E a população continua na fila para embarcar. Eu entendo perfeitamente a realidade econômica que motiva as flexibilizações (do isolamento social). A alternativa seria, primeiro, nós termos o registro emergencial das vacinas que já estão disponíveis e adquirir essas vacinas. A que é mais fácil é a que já é produzida em solo nacional, que é a Coronavac (em parceria com o instituto Butantan, em São Paulo). E elas devem começar a ser aplicadas imediatamente, de preferência antes do final do ano. Se você já tem o Reino Unido aplicando, os EUA aplicando, por que o Brasil não pode começar a aplicar? Por que esperar 25 de janeiro? O que alguns epidemiologistas colocam é que o janeiro vai ser negro se continuar assim; o janeiro será o pior mês da pandemia”. O alerta foi dado no início da manhã pelo médico infectologista Rodrigo Carneiro, no programa Folha no Ar, da Folha FM 98,3.

 

CONSEQUÊNCIAS DO NATAL E RÉVEILLON

O especialista também explicou porque os casos de Covid devem aumentar no Brasil:

— A projeção não é boa. A gente vai ter o Natal, o Réveillon, as festas de final de ano. Se não houver o distanciamento, a tendência é que essa aceleração de casos se mantenha por mais um mês, 40 dias. Provavelmente vai ser pior do que foi no meio deste ano porque a estrutura hospitalar que nós tínhamos, o Brasil e a região não têm mais, o número de leitos (para Covid) foi reduzido. Após o Natal e o Réveillon, o número de casos vai acelerar ainda mais. Nós podemos ter, então, grande parte da população doente e, o pior, aumentar o número de óbitos. Comemorem o seu Natal, o seu Ano Novo, basicamente com a sua família, que não passe de quatro, cinco, seis pessoas. Porque se houver aglomeração, já está demonstrado: vai aumentar o número de casos. Quando a gente conseguiu fazer um distanciamento razoável, a gente já viu a diminuição do número de casos que houve, no país e na cidade. E quando a gente parou com isso, principalmente por causa das campanhaz eleitorais, os casos voltaram a subir.

 

PROJEÇÃO DE 237 MIL MORTOS PELA COVID NO BRASIL

O médico infectologista também explicou que, até que a vacinação comece e possa fazer algum efeito real, o número de óbitos pela doença no país, que hoje ultrapassa os 181 mil, deve chegar a 237 mil:

— Quem vai vacinar primeiro é o Estado de São Paulo (que fez a parceria com a Coronavac, chamada pelos bolsonaristas de “vacina chinesa”). A previsão é 25 de janeiro, daqui a pouco mais de um mês. Até que a gente possa imunizar, na melhor das hipóteses, uma quantidade razoável de pessoas, vamos colocar mais 60 dias. E aí a gente tenta fazer uma mediana do número de óbitos. Hoje estamos tendo entre 850 a 900 por dia, provavelmente vai subir para mil, mil e poucos óbitos (diários no Brasil), para depois voltar a cair. Com 800 óbitos/dia, por 60 dias, se tudo ocorrer muito bem com a vacinação, a gente chega a esse número. Agora, a gente falar: “Ah, 237 mil óbitos!”. A gente já está com mais de 180 mil, que nós conversávamos em abril. E ficava todo mundo: “Meu Deus, 180 mil óbitos!”. E a gente hoje já passou.

 

VACINAÇÃO COM NOVAS MEDIDAS DE ISOLAMENTO

Rodrigo Carneiro também explicou porque, para tentar minimizar esse genocídio da população brasileira, as medidas de isolamento terão que ser adotadas mesmo depois de iniciada a vacinação:

— Vai ser necessário continuar com as medidas de isolamento mesmo após o início da vacinação. Você imagina um absurdo de eficiência, em que a gente conseguisse vacinar 2 milhões de pessoas por dia. Isso estatisticamente não representa muita coisa. A gente vai levar 20 dias para vacinar 40 milhões de pessoas, e nestes 20 dias o vírus continuará circulando, até porque a vacina leva de duas a três semanas para estimular a produção de anticorpos. A gente, além de tentar que encurtar a vacinação, vai ter que ter rigor com as medidas de distanciamento, no mínimo por mais dois, três meses. Isso para que a gente consiga frear essa subida e não tenhamos um número de casos tão grande. A gente já tem uma quantidade de casos bastante parecida com que a gente tinha no meio do ano, mas com menos leitos, e nós estamos ainda em aceleração. Por isso os epidemiologistas apontam que nós teremos em janeiro o pior mês da pandemia no Brasil.

 

COMPROMISSO DE WLADIMIR COM COMPRA DE VACINAS

Na questão local do combate à Covid, o especialista também analisou o anúncio feito ontem (confira aqui) pelo prefeito eleito Wladimir Garotinho (PSD), em resposta (confira aqui) à cobrança da Folha, de se comprometer com a compra de vacinas para o município. E criticou o atual governo, do prefeito Rafael Diniz (Cidadania), por não ter feito o mesmo antes e por conta própria:

— Voltamos a ter 900 mortes por dia de Covid no país. Em Campos, estão morrendo três, quatro pessoas todo dia, há vários dias. Os números estão aí para quem quiser ver. Com relação à vacina (para Campos), antes tarde do que nunca. Já era para a gente ter uma previsão de compra da vacina, de preferência antes do governo atual acabar, para a gente já entrar no próximo governo com essa intenção de compra. Eu espero que no dia 2 de janeiro, o prefeito já esteja com isso tudo pronto para assinar o contrato de compra e que, o mais rápido possível, a vacina chegue. Se a gente for depender do Governo Federal, do ministério da Saúde, do Governo do Estado, a gente só vai vacinar lá para fevereiro, março. Campos foi abandonada pelo Governo Estadual, a Prefeitura teve que se virar sozinha. A gente tem que vacinar e tem que fazer o isolamento.

 

GOVERNO RAFAEL LAVOU AS MÃOS?

Sobre essa necessidade do isolamento social, apesar do bom papel no começo da pandemia, quando inaugurou em 30 de março (relembre aqui) o Centro de Controle e Combate ao Cororavírus (CCC) de Campos e decretou o lockdown da cidade em maio (relembre aqui), o governo Rafael, segundo o médico infectologista, teria “lavado as mãos”:

— Essa medida, por exemplo, da Prefeitura, de abrir as lojas abertas 24h (confira aqui) para tentar diluir o movimento, a gente sabe o que vai acontecer. O pessoal não vai querer ir para a loja de noite, de madrugada; as pessoas vão se aglomerar no horário comercial. Então, a única coisa que a gente pode pedir é que a população se conscientize. Se não vai piorar. E a gente teve o exemplo claro nas eleições. A gente corre o risco de ter uma nova exposição em massa de pessoas e, com isso, teremos o retardamento da queda do número de casos. E aí, milhares e milhares de vidas humanas serão perdidas. A impressão que eu tenho é: a Prefeitura de Campos lavou as mãos. “Eu vou fazer essa medida, eu agrado aos lojistas e eu empurro a batata quente para a população”. Foi isso que a Prefeitura fez. Eu entendo, mas discordo. O fato é: a Prefeitura cedeu mais do que deveria aos interesses econômicos. Se o prefeito saindo, no apagar das luzes, ele tomasse uma medida mais impopular, que é fase Vermelha, lockdown, que é o que a gente necessita, acho que ele interpreta talvez como a pá de cal na sua carreira política. A história vai julgar. Nós, campistas, daqui a alguns anos, poderemos julgar se foi o correto ou não. Eu tenho certeza que a área técnica dele falou que o correto é retroagir, fazer o isolamento social.

 

CHEFE DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE: “NINGUÉM LAVOU AS MÃOS”

À noite, informada pelo blog da matéria feita da entrevista ao Folha no Ar pela manhã com Rodrigo Carneiro, sua colega médica infectologista e chefe da Vigilância em Saúde do governo Rafael, Andreya Moreira se manifestou. Ela garantiu que ninguém na atual gestão “lavou as mãos” no combate à pandemia da Covid em Campos, que comanda desde o primeiro momento. E que a decisão de não adotar o lockdown no município “não foi política”. No entanto, a infectologista confirmou o “cenário drástico” previsto para janeiro em consequência das festas de final de ano:

 

Andreya Moreira, chefe da Vigilância em Saúde do governo Rafael

 

— Ninguém lavou as mãos. Temos um trabalho muito sério (que Rodrigo endossou e elogiou em sua entrevista). Todos os epidemiologistas e infectologistas estão tendo a mesma visão em relação às festas do fim de ano. O cenário é drástico. Medidas restritivas estão sendo feitas, ampliação do comércio para evitar aglomeração é importante nesta época do ano. E sabemos que medidas extremas de fechamento geram graves consequências. Precisamos da conscientização da população, que está sendo bem difícil, com ou sem lockdown. A decisão não foi política. Estamos orientando sobre a necessidade de distanciamento nas reuniões de Natal e Ano Novo para diminuir a circulação viral. A Fiocruz lançou um material sobre isso, que estamos utilizando para orientação. E a questão da vacinação não tem segredo. Temos um dos melhores programas de imunização do mundo, com uma boa estratégia, equipe capacitada e locais apropriados. É só a vacina chegar. Nosso ritmo tem sido muito intenso. Precisamos conviver com o vírus. Trabalho com o Rodrigo Carneiro. Concordo que não é um problema que acabará com a chegada da vacina. Levará um tempo para imunizarmos todos os grupos.

 

Confira abaixo nos vídeos os três blocos da entrevista do médico infectologista Rodrigo Carneiro ao Folha no Ar:

 

 

 

 

0

Legado de Gil Vianna diplomado vereador com seu filho Bruno

 

Só conheci Bruno Vianna (PSL) após a morte do seu pai, o ex-deputado estadual Gil Vianna (PSL). Que a relação entre fonte e repórter, através de amizades comuns, acabou convertendo também em um amigo, daqueles de tomar cerveja junto. Por isso, senti bastante e pessoalmente ao ser o primeiro a noticiar em 19 de maio (confira aqui) sua morte precoce, com apenas 54 anos, por Covid-19. E foi só a partir dali que passei a conhecer seu filho.

Em respeito à memória de Gil, rompi com Bruno a relação repórter/fonte ao aconselhá-lo quando ele perdeu o controle do PSL em Campos. Para acabar conquistando o mais importante: a eleição à Câmara Municipal em 15 de novembro, em um surpreendente 6º lugar, com 3.085 votos. Além de ser um dos mais novos vereadores da história de Campos, com apenas 24 anos, ele ultrapassou nas urnas nomes bem mais experientes, inclusive do seu partido.

Por saber da grande dificuldade que é tentar crescer à sombra de um grande pai, sobretudo na mesma área de atuação, desejo a Bruno toda a sorte do mundo em seu mandato. Que terá que seguir mirando as pegadas fundas deixadas antes, mas com sua próprias pernas. E suas próprias decisões — e riscos — a cada novo passo.

Confira abaixo em imagem em palavras o registro da diplomação hoje de Bruno como vereador:

 

Bruno Vianna hoje em sua diplomação como um ods vereadores eleitos mais jovens da história de Campos (Foto: Divulgação)

 

— Hoje iniciamos a realização de um sonho. Um projeto idealizado com o meu pai, que infelizmente não está mais entre nós para vivenciar esse momento, mas que será para sempre o nosso líder, o motivo de seguimos nessa caminhada. É uma grande honra ter a oportunidade de dar continuidade ao legado dele, principalmente fazer parte da renovação que a nossa cidade tanto necessita.

 

0

Por batida de mão do meu voto, Raphael Thuin diplomado vereador

Em 13 de outubro, declarei meu voto a vereador (confira aqui) no Edmundo Siqueira (Rede), servidor federal e blogueiro do Folha1. Mas ressalvei que o fazia na dúvida entre outros três candidatos, entre eles Raphael Thuin (PTB), ex-presidente da Fundação Municipal dos Esportes e ex-campeão mundial de natação.

Além da minha lembrança, Thuin teria no mesmo dia 13 de outubro uma declaração de voto mais qualificada por parte de um diretor do Grupo Folha, a do empresário e blogueiro Christiano Abreu Barbosa (confira aqui). Que se revelou mais “pé quente” eleitoralmente, a despeito de torcedor do Fluminense no futebol.

Acima e abaixo, segue o registro em imagem e palavras da diplomação hoje de Thuin. A quem, com respeito a todos os demais eleitos, foi entre os 25 vereadores do novo Legislativo goitacá o que mais se aproximou — não que isso signifique grande coisa — de conquistar meu voto como cidadão:

— Estou muito feliz ao ser diplomado vereador de minha cidade, que tanto amo. Fruto de um trabalho honesto e sério que começou lá atrás e que agora estamos colhendo os frutos. A nossa campanha foi limpa e honesta e agradeço a todos os amigos que acreditaram em mim e juntos trabalhamos para estar aqui representando nossa cidade. Ainda existe esperança de uma política limpa e honrada neste país — disse Thuin.

 

0

Legado dos Nahim diplomado na Câmara com homenagem a Nélia

 

Numa cidade em que o prefeito foi definido na disputa entre dois clãs políticos, a diplomação dos novos integrantes da Câmara Municipal traz alguns filhos de ex-presidentes do Legislativo que marcaram época. Também ex-prefeito de Campos, em dois períodos em que sua cunhada Rosinha Garotinho (hoje, Pros) foi afastada da Prefeitura por problemas com a Justiça, Nelson Nahim (MDB) hoje acompanhou a diplomação do seu filho, Helinho Nahim (PTC), na Casa do Povo. À qual foi eleito em 15 de novembro com 2.171 votos.

Como ocorreu com o clã Bacellar (confira aqui), confira abaixo a foto de Nelson e Helinho, na diplomação deste, dedicada pelo pai à sua falecida esposa, mãe do novo vereador:

 

Nelson e Helinho Nahim, que levou a foto da sua falecida mãe em homenagem (Foto: Divulgação)

 

— Agradeço a Deus , Maria Santíssima e a todos que colaboraram na campanha de Hélio por essa sua nova missão. Nélia, meu amor, esse diploma é pra você.

 

0

Legado de Marcos Bacellar diplomado vereador com Marquinho

 

Já fiz críticas a alguns métodos, por vezes extremados e raivosos, da atuação do clã Bacellar na política de Campos. Como já reconheci a coragem e a capacidade de articulação que o ex-vereador Marcos Bacellar (SD) legou aos filhos. Além do deputado estadual Rodrigo Bacellar (SD), espera-se que também ao outro filho Marquinho Bacellar (SD). Este, terceiro candidato mais votado à Câmara Municipal (4.836 eleitores) em 15 de novembro, foi hoje diplomado como vereador goitacá.

Confira abaixo as palavras de Marcos a Marquinho, com a foto unindo o filho diplomado na Casa em que o pai já marcou época como presidente:

 

Marcos e Marquinho Bacellar (Foto: Divulgação)

 

— Quero com esta foto agradecer a todos os amigos que sempre me acompanham na luta que sempre travamos com a presença de vocês. Sem vocês, amigos da família sinônimo de luta, nada disso teria acontecido. A luta continua, com Marquinho Bacellar. Obrigado a todos!

 

0

Rafael Diniz faz balanço do seu governo no Folha no Ar desta 6ª

 

 

A partir das 7h da manhã desta sexta (18), quem encerra a semana do Folha no Ar, a 13 dias de encerrar seus quatro anos do governo de Campos, é o prefeito Rafael Diniz (Cidadania). Ele falará na Folha FM 98,3 sobre a votação das suas contas de 2019, com parecer técnico favorável do Tribunal de Contas do Estado (TCE), pela Câmara Municipal. E fará um balanço do enfrentamento à pandemia da Covid-19 em sua administração.

Fará também uma análise das urnas de novembro deste ano, na qual ficou em quarto lugar no primeiro turno a prefeito, com 5,45% dos votos válidos — ou 13.530 eleitores, 137.932 a menos do que os 151.562 que lhe deram a vitória consagradora em turno único de 2016 —, além de projetar seu futuro político. E avaliará os erros, os acertos e o legado dos seus quatro anos à frente da cidade em que seu falecido avô materno, o ex-prefeito Zezé Barbosa, marcou época antes da ascensão do garotismo.

Quem quiser participar ao vivo do Folha no Ar desta sexta pode fazê-lo com comentários em tempo real, no streaming do programa. Seu link será disponibilizado alguns minutos antes do início, na página da Folha FM 98,3 no Facebook.

 

0

Após cobrança da Folha, Wladimir se compromete com vacina contra Covid

 

Wladimir hoje entre o vice-prefeito eleito Frederico Paes e seu secretário de Saúde, Geraldo Venâncio (Foto: Divulgação)

 

Em resposta à cobrança em nome de Campos na postagem “Estamos no final da fila”, feita no início da tarde de hoje pelo blogueiro Christiano Abreu Barbosa no site Folha1, o prefeito eleito Wladimir Garotinho (PSD) informou que pretende assinar carta de intenção não-vinculante com o Instituto Butantan para compra futura de vacinas contra a Covid-19. A aquisição efetiva depende de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa se dá depois de os municípios vizinhos de Macaé (confira aqui) e Quissamã (confira aqui) terem feito o mesmo.

Segundo Wladimir, foram realizadas reuniões com a equipe que irá comandar a secretaria Municipal de Saúde com a finalidade de iniciar a vacinação já no primeiro semestre de 2021, seguindo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, apresentado hoje (confira aqui) pelo ministério da Saúde.

A partir das 7h da manhã desta quinta (17), no programa Folha no Ar, da Folha FM 98,3, o combate à pandemia no Brasil, no Estado do Rio, no Norte Fluminense e em Campos será analisado (confira aqui) pelo especialista Rodrigo Carneiro, médico infectologista. Na noite de hoje, ele comentou após saber do anúncio de Wladimir, em resposta à cobrança da Folha: “Antes tarde do que nunca”.

Em Campos, a Covid matou quatro pessoas só (confira aqui) nas últimas 24h, no total de 548 óbitos já confirmados. O primeiro deles, anunciado com exclusividade por este blog (relembre aqui), foi em 11 de abril: o caminhoneiro Hudisson Pinto dos Santos, de 39 anos, casado e pai de dois filhos pequenos.

 

Caminhoneiro Hudisson Pinto dos Santos, de 39 anos, casado e pai de dois filhos pequenos, foi o primeiro morto de Covid-19 em Campos (Fotos: Arquivo pessoal/Montagem: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

— Nossa prioridade, antes de tudo, é a saúde da população. Vamos adotar todas as medidas que forem necessárias. Prevenir e cuidas das pessoas com dignidade — disse Wladimir.

O plano prevê quatro grupos prioritários. A prioridade será para trabalhadores da saúde, idosos, pessoas com doenças crônicas — hipertensão de difícil controle, diabetes mellitus, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, entre outras —, professores, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.

Com informações da assessoria do prefeito eleito.
0

Infectologista analisa Covid e vacinação no Folha no Ar desta 5ª

 

(Arte: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

A partir das 7h desta quinta (17), o convidado do Folha no Ar, da Folha FM 98,3, é o médico infectologista Rodrigo Carneiro. Ele analisará o plano nacional de vacinação contra a Covid-19, lançado hoje (confira aqui), lançado hoje pelo governo Jair Bolsonaro (sem partido), assim como o avanço da pandemia no mundo, no Brasil, no Estado do Rio e no Norte Fluminense.

Na questão regional, o especialista falará também sobre o fato de que municípios como Macaé (confira aqui) e Quissamã (confira aqui) já firmaram por conta própria seus termos de compromisso para compra de vacinas contra o novo coronavírus. Enquanto Campos, onde a doença matou quatro pessoas só (confira aqui) nas últimas 24h, no total de 548 óbitos confirmados, espera parado (confira aqui) no fim da fila.

Quem quiser participar ao vivo do Folha no Ar desta quinta pode fazê-lo com comentários em tempo real, no streaming do programa. Seu link será disponibilizado alguns minutos antes do início, na página da Folha FM 98,3 no Facebook.

 

0

Apoiador de Caio, Rodrigo Neves é alvo de operação da PF e MPF

 

Rodrigo Neves, prefeito de Niterói e principal apoiador da candidatura de Caio Vianna a prefeito de Campos (Foto: Fábio Guimarães – Agência O Globo)

 

Considerado o principal apoiador externo da candidatura de Caio Vianna (PDT) a prefeito de Campos (relembre aqui, aqui e aqui), e responsável pela articulação da impressionante campanha de recuperação que quase deu a vitória ao seu correligionário no segundo turno vencido por Wladimir Garotinho (PSD), o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), foi alvo hoje de manhã da operação Transoceânica, da Polícia Federal (PF) e Ministério Público Federal (MPF). A ação foi motivada por suspeita de irregularidades nas obras do BRT Transoceânica Charitas-Engenho do Mato e em contratos de publicidade efetuados pela Prefeitura de Niterói.

PF e MPF investigam o corredor de transporte que liga os bairros do Centro à Zona Sul de Niterói. A estimativa é que a obra ficou R$ 34 milhões mais cara do que o previsto. Desde o início da manhã, os agentes fazem buscas em vários endereços, inclusive na casa de Neves e na Prefeitura da cidade. Outros mandados são cumpridos na Região Oceânica de Niterói e na Gávea, na Zona Sul do Rio. Neste caso, o alvo seria o cineasta René Sampaio, que é dono de uma produtora de filmes e teria um contrato com a prefeitura de Niterói.

Ao todo, 11 mandados de busca de apreensão foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal (TRF), sendo oito no Rio de Janeiro e três em São Paulo. Em 10 de dezembro de 2018, Rodrigo Neves chegou a ser preso por suspeita de recebimento de propina no setor de Transporte Público de Niterói.  Após mais de três meses na cadeia, ele foi solto em 12 de março de 2019. E, pelo menos no voto popular da sua cidade, aparentemente deu a volta por cima, ao eleger ainda no primeiro turno de novembro deste ano seu sucessor e ex-secretário de Planejamento, Alex Grael (PDT), com 62,56% dos votos válidos.

Em entrevista ao Folha no Ar da última segunda-feira (14), na Folha FM 98,3, o também ex-candidato a prefeito Bruno Calil (SD), do grupo político do deputado estadual Rodrigo Bacellar (SD), aventou a possibilidade de Rodrigo Neves encaixar Caio Vianna (confira aqui) na administração de Grael Prefeitura de Niterói:

— Estou sabendo por alto, já ouvi falar. Que bom, (Caio) vai ter o seu primeiro emprego aos 35, 36 anos… Vai conseguir o seu primeiro emprego. Ouvi falar isso, sim. Pelo que eu li, vai ser secretário lá e vai conseguir o seu primeiro emprego, finalmente — ironizou Calil. Caio, na verdade, tem 32 anos de idade.

Procurada para falar sobre a operação de hoje da PF e MPF, a Prefeitura de Niterói informou que Rodrigo Neves “nunca foi ouvido ou convidado a prestar qualquer esclarecimentos sobre quaisquer assuntos”. A nota disse e ainda que ação desencadeada nesta manhã é “abusiva, típica de regimes autoritários”.

Um policial federal de Campos, que participou do processo eleitoral do município como candidato a vereador, entrou em contato com o delegado encarregado da operação sobre o prefeito de Niterói. E sugeriu ao colega da PF que as investigações, como também envolvem contratos de publicidade, se estendesse à atuação de Rodrigo Neves na campanha eleitoral de Caio a prefeito de Campos.

 

Atualização às 19h43: O ex-prefeitável de Campos Caio Vianna foi contactado desde 10h25 da manhã de hoje para se manifestar sobre a operação da PF e do MPF contra Rodrigo Neves, seu principal apoiador nas eleições de novembro. Mas até o presente momento, preferiu não se manifestar. Como também, desde às 9h24 da manhã da última segunda, Caio não respondeu sobre a informação de Bruno Calil ao Folha no Ar, de que assumiria um posto no secretariado da Prefeitura de Niterói a partir de 2021.

 

0

Nova Câmara — Bacellar agora querem dos Garotinho a 1ª vice

 

Prefeito Wladimir Garotinho e deputado Rodrigo Bacellar negociam pacificação política por cargos na Mesa Diretora da Câmara e na Prefeitura (Montagem: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Anunciado com exclusividade aqui, no final da manhã de hoje (15), o acordo entre o prefeito Wladimir Garotinho (PSD) e o deputado estadual Rodrigo Bacellar (SD) para composição da Mesa Diretora da nova Câmara Municipal, e consequente pacificação da política de Campos, corre o risco de azedar antes de sair.

Desde a noite de ontem, no lugar de se contentar com a 1ª secretaria e a 2ª vice-presidência da Casa do Povo, cuja presidência será do garotista Fábio Ribeiro (PSD), o grupo dos Bacellar passou a pleitear a 1ª vice-presidência.

O motivo do aumento da pedida dos Bacellar? Se a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) do Ministério Público Eleitoral contra a chapa Wladimir/Frederico Paes (MDB) prosperar, pelo uso de fake news na campanha eleitoral (relembre aqui e aqui), levando a uma eventual cassação do prefeito e vice eleitos, Fábio Ribeiro teria que assumir o governo. E o nome ligado ao hoje único deputado estadual de Campos, de 1º vice-presidente, assumiria a Câmara.

 

Vereadores Silvinho Martins, Helinho Nahim, Rogério Matoso e Igor Pereira, do grupo dos Bacellar, falaram juntos com o blog (Montagem: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

— Essa questão da vice-presidência da Câmara perdeu a importância depois que o TSE deferiu (relembre aqui) a candidatura de Frederico Paes a vice de Wladimir — disse o vereador Silvinho Martins (MDB) em ligação ao viva-voz no início da noite de hoje, entre o blog, ele e seu colegas Rogério Matoso (DEM), Igor Pereira (SD) e Helinho Nahim (PTC), entrevistado da manhã de hoje (confira aqui) do Folha no Ar, na Folha FM 98,3. Todos os quatro edis são do grupo dos Bacellar. E todos apoiaram Wladimir no segundo turno a prefeito.

— Como disse hoje de manhã no Folha no Ar, a negociação para a eleição da nova Mesa Diretora, entre os dois grupos políticos, se dá também por espaço nas comissões da Câmara — frisou Helinho Nahim, que é primo de Wladimir.

— Por espaço e por agenda política. Política é como nuvem: você olha hoje e está de um jeito, olha de novo e já está de outro — exemplificou Rogério Matoso, repetindo a conhecida definição de política do ex-governador mineiro Magalhães Pinto.

— Vamos discutir tudo isso com o deputado Rodrigo Bacellar, após a diplomação do prefeito, do vice e dos vereadores eleitos de Campos, nesta quinta (17) — ressalvou Igor Pereira.

 

Virtual novo presidente da Câmara de Campos, o vereador Fábio Ribeiro não falou com o blog, nem foi necessário

 

Procurado hoje para falar sobre o assunto, o vereador Fábio Ribeiro não retornou. E o blog não precisou dele para confirmar que o grupo dos Garotinho não vai aceitar ceder a 1ª vice-presidência. Além da 1ª e 2ª secretarias da Mesa Diretora, o prefeito eleito ofereceu ao grupo dos Bacellar a Codemca e da Fundação da Infância e Juventude.

 

Codemca e Fundação da Infância e Juventude foram oferecidas por Wladimir Garotinho a Rodrigo Bacellar (Montagem: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Rodrigo Bacellar tenta convencer os vereadores Rogério e Marcione da Farmácia, ambos do DEM e do seu grupo político, a assumir uma das duas vagas na administração municipal. O deputado estadual tem um acordo pessoal com o ex-vereador Marcos Alexandre para abrir a esposa deste, Néia, uma vaga de vereadora. Ela foi eleita primeira suplente da Câmara pelo DEM.

 

0

Prefeita reeleita de Quissamã, Fátima Pacheco nesta 4ª no Folha no Ar

 

(Arte: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

A partir das 7h da manhã desta quarta (16), a convidada do Folha no Ar, na Folha FM 98,3, é a prefeita reeleita de Quissamã, Fátima Pacheco (DEM). Ela falará sobre a importância ao seu município do projeto do Complexo Logístico de Barra do Furado, sobre o novo Legislativo quissamaense, a eleição do seu presidente e mesa diretora. E analisará sua reeleição ao Executivo em novembro, o combate no município à Covid-19 (confira aqui) e os demais projetos do seu novo governo.

Quem quiser participar ao vivo do Folha no Ar desta quarta pode fazê-lo com comentários em tempo real, no streaming do programa. Seu link será disponibilizado alguns minutos antes do início, na página da Folha FM 98,3 no Facebook.

 

0

Nova Mesa Diretora: Fábio, mais 2 dos Garotinho e 2 dos Bacellar

Composição entre o prefeito Wladimir Garotinho e o deputado Rodrigo Bacellar deve definir a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal com dois de cada grupo político, sob a presidência de Fábio Ribeiro  (Montagem: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

A composição política da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal está praticamente definida. E é fruto do acordo selado entre o prefeito eleito Wladimir Garotinho (PSD) e o deputado estadual Rodrigo Bacellar (SD), em reuniões na cidade do Rio nas últimas quinta (10) e sábado (12), para a pacificação política de Campos. Se não há muita dúvida de que Fábio Ribeiro (PSD) será o novo presidente do Legislativo goitacá, algumas ainda existem no resto da composição da Mesa.

Hoje, o mais provável seria Juninho Virgílio (Pros) como 1º vice-presidente, Igor Pereira (SD) como 1º secretário, Dandinho Rio Preto (PSD) como 2º vice-presidente e Silvinho Marins (MDB), como 2º secretário. Para o cargo de 1º vice-presidente, Thiago Rangel (Pros) ainda disputa com Juninho, da mesma maneira que Maicon Cruz (PSC) pode disputar com Dandinho a 2ª secretaria. Assim como há opções para Igor e Silvinho, dentro dos seis vereadores eleitos pelo grupo político dos Bacellar, para os cargos de 1º secretário e 2º vice-presidente.

Independente dos nomes, estaria acordado que a composição política da nova Mesa Diretora teria essa divisão: três nomes do grupo dos Garotinho, com Fábio na presidência da Casa, e dois para o grupo político dos Bacellar. Há quem, no grupo do ex-governador Anthony Garotinho (sem partido), inclusive o próprio, ache muito para os Bacellar, com algum risco futuro. Mas é o preço que Wladimir estaria disposto a pagar pela pacificação política da cidade. O martelo deve ser batido nesta quinta, dia 17, logo após a diplomação do prefeito, vice-prefeito e os 25 vereadores de Campos eleitos em novembro.

 

0